Deixe-se envolver pelas águas calmas do magnífico e majestoso Estuário do Tejo a bordo de uma embarcação tradicional, um varino reconstruído e adaptado de modo a proporcionar um confortável cruzeiro fluvial. Uma viagem inesquecível que o transportará no espaço e no tempo até ao centro histórico da Vila de Alcochete, uma das mais belas e melhor preservadas dentre as povoações que orlam aquele que é um dos maiores estuários da Europa Ocidental. No regresso veja Lisboa de uma perspectiva diferente, a partir do rio, e delicie-se com os petiscos tradicionais portugueses que preparámos para si. Viva cinco horas de puro deleite.
Partirá rumo a Alcochete, a bordo duma embarcação tradicional do Estuário do Tejo – o varino “Sou do Tejo”, antigo navio de carga, restaurado e adaptado, com todas as condições para proporcionar um magnífico cruzeiro.
Desembarcará no pontão do Passeio do Tejo, que conduz o visitante do cais até ao centro histórico da Vila de Alcochete. Durante cerca de uma hora poderá deambular pelo casario, por entre o qual se avista o estuário e se vislumbra Lisboa, ao longe.
De novo a bordo do “Sou do Tejo” zarpará com destino a Lisboa. Desta vez, poderá observar, em simultâneo e em proximidade, as sete colinas do centro histórico da cidade – uma perspectiva única e, por certo inesquecível.
Porque os ares do estuário a tanto obrigam e porque o “Sou do Tejo” o permite, durante a viagem, poderá deliciar-se com petiscos tradicionais, acompanhados de bons vinhos regionais. Estamos certos que à chegada esquecerá o tradicional almoço.
Desembarcando na área ocidental do centro histórico de Lisboa, poderá aproveitar a sua tarde para passear ao longo do rio, até ao Cais do Sodré, para se embrenhar no velho bairro aristrocático da Lapa, até à Estrela, ou até à tradicional Madragoa, ainda que possa simplesmente seguir de eléctrico até ao Terreiro do Paço.
Ligue 1820 (24h).
Bilhetes à venda em http://ticketline.sapo.pt e nos postos Ticketline.
Partidas: Percurso a realizar nos meses de Março a Outubro; aberto todos os Sábados ou, para grupos pré-organizados, em qualquer dia da semana.
Temática
Contratual
1 – A desistência na participação ou a não comparência à partida para o percurso não conferem o direito ao reembolso do valor do bilhete ou ao de qualquer fracção deste.
2 – A organização, Agulha Magnética – Magnetic Compass, reserva para si o direito de cancelar a realização do percurso sempre que as condições climatéricas sejam desfavoráveis ou quando o número de participantes o não justificar; casos em que será devolvido integralmente o valor do bilhete já adquirido.
3 – O horário indicado é meramente indicativo, podendo sofrer alterações em função dos ventos e das marés.
Locais
Partida – Lisboa, Marina do Parque das Nações 38.753910º; -9.093726º
Desembarque em Alcochete – 38.755932º; -8.963547º
Chegada a Lisboa, Doca de Alcântara – 38.725967º; -9.151315º
Dificuldade
Percurso acessível a crianças a partir dos 3 anos, quando acompanhadas por adultos, e desaconselhado àqueles que se encontrem com dificuldades motoras.
Conselhos de apetrechamento
Não existem recomendações especiais quanto a vestuário; lembra-se apenas a possível necessidade de um abafo durante a travessia do estuário e a importância de utilizar calçado cómodo – porque o passeio passa por um percurso pedestre na Vila de Alcochete.
Ainda que o percurso seja inesquecível uma máquina fotográfica ajudará a provar, junto de familiares e amigos, que a experiência vivida não é invenção sua.