Deixe-se recuar no tempo até ao século XVIII. Conheça como eram os espaços de lazer que propiciaram a intensa vida social das famílias nobres, nessa época. Propomos-lhe visitas guiadas a dois dos mais emblemáticos, entre os que foram erguidos pela aristocracia setecentista numa das suas zona de eleição para veraneio e tempos livres – o actual Concelho de Oeiras. Visite o Palácio do Marquês de Pombal, com os seus jardins, lagar de azeite e adega, no qual é possível provar o célebre vinho de Carcavelos. Percorra o Jardim da Quinta do Paço Real de Caxias, com a sua cascata e os socalcos ajardinados que a rodeiam, de cima dos quais, ao longe, se avista a zona terminal do Estuário do Tejo. Sinta os perfumes do Jardim dos Aromas e escute o que têm para lhe dizer os guias especializados que o acompanharão.
Uma viagem de meia hora, pela Avenida Marginal, sempre em contacto com as magníficas vistas que o Estuário do Tejo proporciona, levá-lo-á até ao primeiro dos jardins de Oeiras que temos para lhe apresentar – aquele que pertence ao Palácio do Marquês de Pombal.
Não é um dos jardins de Oeiras, mas sendo a mais importante casa nobre do concelho, propomos-lhe que inicie a visita pelo palácio oitocentista que constituiu a residência de veraneio e tempos livres daquele que foi o todo-poderoso Secretário de Estado do Reino de Portugal, entre 1750 e 1777. Preste especial atenção ao trabalho de estuque, presente nos tectos, e aos painéis de azulejos que ornamentam as paredes.
Percorra o mais rico e diversificado dos jardins de Oeiras, aquele que pertence ao palácio e constitui parte do amplo complexo agrícola em que consistia a quinta. Conheça o Terraço das Araucárias, o Jardim de Buxo, a Cascata dos Poetas e o Jardim das Flores, ao centro do qual está a Fonte das Quatro Estações, uma das muitas obras escultóricas que embelezam o jardim. Preste atenção ao que os nossos guias têm para lhe contar
Ainda que não constituam propriamente jardins de Oeiras, aproveite para visitar duas instalações agrícolas da Quinta do Marquês de Pombal recentemente restauradas: o Lagar de Azeite construído, provavelmente em meados do século XVIII, com o melhor que a tecnologia de então permitia, e a Adega, onde poderá provar o icónico vinho de Carcavelos.
Terminada a prova será tempo de se deliciar com o melhor da cozinha tradicional portuguesa e com outros vinhos de Portugal.
Motivado pela curiosidade, atravesse a ribeira e entre na Quinta Real de Caxias, regressando ao século XVIII, sentindo o espaço onde D. Maria I e D. Pedro III passaram algumas das suas tardes na presença de outros membros da corte, confraternizando num cenário de deleite a que a cascata e os terraços ajardinados que lhe são adjacentes impõem uma rara imponência. Sinta o que tem para lhe oferecer um dos menos conhecidos jardins de Oeiras
Saciado pelos extraordinários perfumes que o Jardim dos Aromas lhe proporcionará, e por certo com vontade de conhecer outros percursos que a Agulha Magnética – Magnetic Compass produz, regresse a Lisboa, à Praça Marquês de Pombal, onde a chegada ocorrerá perto das 17:00.
Ligue 1820 (24h).
Bilhetes à venda em http://ticketline.sapo.pt e nos postos Ticketline.
Partidas: Percurso a realizar nos meses de Novembro a Fevereiro; aberto todos os Sábados ou, para grupos pré-organizados, de Terça-feira a Domingo.
Temática
O Palácio do Marquês de Pombal – Palácio dos Condes de Oeiras
Os jardins da Quinta do Marquês de Pombal
O vinho de Carcavelos
O Jardim da Cascata da Quinta do Paço Real de Caxias
Contratual
1 – Inclui: Guia especializado em jardins e paisagem, arquitectura e artes-decorativas, transporte em autocarro ou miniautocarro (dependendo do tamanho do grupo), almoço (refeição e bebidas para a acompanhar), entradas nos locais a visitar e seguro.
2 – A desistência na participação ou a não comparência à partida para o percurso não conferem o direito ao reembolso do valor do bilhete ou ao de qualquer fracção deste.
3 – A organização, Agulha Magnética-Magnetic Compass, reserva para si o direito de cancelar a realização do percurso sempre que as condições climatéricas sejam desfavoráveis ou quando o número de participantes o não justificar; casos em que será devolvido integralmente o valor do bilhete já adquirido.
4 – Aqueles que prefiram optar por um almoço vegetariano devem informar a organização com uma antecedência mínima de 48h.
Locais
Praça Marquês de Pombal, Lisboa – 38.725967º; -9.151315º
Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras – 38.692365°; -9.314346°
Jardim da Quinta do Paço Real de Caxias – 38.700438°; -9.274650°
Dificuldade
Percurso acessível a maiores de 16 anos, a crianças quando acompanhadas por adultos, e desaconselhado àqueles que se encontrem com dificuldades motoras.
Conselhos de apetrechamento
Não existem recomendações especiais quanto a vestuário.
Ainda que o percurso seja inesquecível uma máquina fotográfica ajudará a provar que aqueles locais paradisíacos existem – não são invenção sua.