Os jardins de Oeiras e as suas casas nobres

  • Destino / Destination:

Deixe-se recuar no tempo até ao século XVIII. Conheça como eram os espaços de lazer que propiciaram a intensa vida social das famílias nobres, nessa época. Propomos-lhe visitas guiadas a dois dos mais emblemáticos, entre os que foram erguidos pela aristocracia setecentista numa das suas zona de eleição para veraneio e tempos livres – o actual Concelho de Oeiras. Visite o Palácio do Marquês de Pombal, com os seus jardins, lagar de azeite e adega, no qual é possível provar o célebre vinho de Carcavelos. Percorra o Jardim da Quinta do Paço Real de Caxias, com a sua cascata e os socalcos ajardinados que a rodeiam, de cima dos quais, ao longe, se avista a zona terminal do Estuário do Tejo. Sinta os perfumes do Jardim dos Aromas e escute o que têm para lhe dizer os guias especializados que o acompanharão.

Passeio turístico pelos jardins de Oeiras

Itinerário

10:00
Partida da Praça Marquês de Pombal – Lisboa

Uma viagem de meia hora, pela Avenida Marginal, sempre em contacto com as magníficas vistas que o Estuário do Tejo proporciona, levá-lo-á até ao primeiro dos jardins de Oeiras que temos para lhe apresentar – aquele que pertence ao Palácio do Marquês de Pombal.

10:30
Visita ao Palácio do Marquês de Pombal

Não é um dos jardins de Oeiras, mas sendo a mais importante casa nobre do concelho, propomos-lhe que inicie a visita pelo palácio oitocentista que constituiu a residência de veraneio e tempos livres daquele que foi o todo-poderoso Secretário de Estado do Reino de Portugal, entre 1750 e 1777. Preste especial atenção ao trabalho de estuque, presente nos tectos, e aos painéis de azulejos que ornamentam as paredes.

11:45
Visita aos jardins do Palácio do Marquês de Pombal

Percorra o mais rico e diversificado dos jardins de Oeiras, aquele que pertence ao palácio e constitui parte do amplo complexo agrícola em que consistia a quinta. Conheça o Terraço das Araucárias, o Jardim de Buxo, a Cascata dos Poetas e o Jardim das Flores, ao centro do qual está a Fonte das Quatro Estações, uma das muitas obras escultóricas que embelezam o jardim. Preste atenção ao que os nossos guias têm para lhe contar

12:45
Visita ao Lagar de Azeite e à Adega

Ainda que não constituam propriamente jardins de Oeiras, aproveite para visitar duas instalações agrícolas da Quinta do Marquês de Pombal recentemente restauradas: o Lagar de Azeite construído, provavelmente em meados do século XVIII, com o melhor que a tecnologia de então permitia, e a Adega, onde poderá provar o icónico vinho de Carcavelos.

13:45
Almoço

Terminada a prova será tempo de se deliciar com o melhor da cozinha tradicional portuguesa e com outros vinhos de Portugal.

15:15
Visita à Quinta da Cascata do Paço Real de Caxias

Motivado pela curiosidade, atravesse a ribeira e entre na Quinta Real de Caxias, regressando ao século XVIII, sentindo o espaço onde D. Maria I e D. Pedro III passaram algumas das suas tardes na presença de outros membros da corte, confraternizando num cenário de deleite a que a cascata e os terraços ajardinados que lhe são adjacentes impõem uma rara imponência. Sinta o que tem para lhe oferecer um dos menos conhecidos jardins de Oeiras

16:30
Regresso a Lisboa

Saciado pelos extraordinários perfumes que o Jardim dos Aromas lhe proporcionará, e por certo com vontade de conhecer outros percursos que a Agulha Magnética – Magnetic Compass produz, regresse a Lisboa, à Praça Marquês de Pombal, onde a chegada ocorrerá perto das 17:00.

Bilheteira

Informações/Reservas: 916126556 (10:00/18:00), mailto:info@agulhamagnetica.pt.

Logo-CMYKLigue 1820 (24h).

Bilhetes à venda em http://ticketline.sapo.pt e nos postos Ticketline.

Informação adicional

Partidas: Percurso a realizar nos meses de Novembro a Fevereiro; aberto todos os Sábados ou, para grupos pré-organizados, de Terça-feira a Domingo.

Temática

O Palácio do Marquês de Pombal – Palácio dos Condes de Oeiras

Os jardins da Quinta do Marquês de Pombal

O vinho de Carcavelos

O Jardim da Cascata da Quinta do Paço Real de Caxias

Contratual

1 – Inclui: Guia especializado em jardins e paisagem, arquitectura e artes-decorativas, transporte em autocarro ou miniautocarro (dependendo do tamanho do grupo), almoço (refeição e bebidas para a acompanhar), entradas nos locais a visitar e seguro.

2 – A desistência na participação ou a não comparência à partida para o percurso não conferem o direito ao reembolso do valor do bilhete ou ao de qualquer fracção deste.

3 – A organização, Agulha Magnética-Magnetic Compass, reserva para si o direito de cancelar a realização do percurso sempre que as condições climatéricas sejam desfavoráveis ou quando o número de participantes o não justificar; casos em que será devolvido integralmente o valor do bilhete já adquirido.

4 – Aqueles que prefiram optar por um almoço vegetariano devem informar a organização com uma antecedência mínima de 48h.

Locais

Praça Marquês de Pombal, Lisboa – 38.725967º; -9.151315º

Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras –  38.692365°;  -9.314346°

Jardim da Quinta do Paço Real de Caxias –  38.700438°;  -9.274650°

Dificuldade

Percurso acessível a maiores de 16 anos, a crianças quando acompanhadas por adultos, e desaconselhado àqueles que se encontrem com dificuldades motoras.

Conselhos de apetrechamento

Não existem recomendações especiais quanto a vestuário.

Ainda que o percurso seja inesquecível uma máquina fotográfica ajudará a provar que aqueles locais paradisíacos existem – não são invenção sua.