Jardins de Lisboa – jardins contemporâneos

  • Destino / Destination:

Venha conhecer jardins de Lisboa incluídos numa das maiores operações de regeneração urbana ocorridas recentemente em Lisboa. Na presença de um guia especialista em jardins e paisagem, percorra os seis talhões do Jardim Garcia de Orta, cada um deles dedicado a determinadas regiões do globo exploradas pelas navegações portuguesas da Era dos Descobrimentos: Timor; Coloane; Goa; S. Tomé e Príncipe e Brasil; Macaronésia e Cabo Verde; África. Observe as plantas, trazidas por viajantes fascinados, que povoaram os jardins portugueses da época. Depois, sempre acompanhado pelo guia, deixe-se envolver pelo Parque Tejo e sinta as sensações que lhe oferecem os seus jardins – uma diversidade de ambientes organizada em contrastes de continuidade que, partindo da reconstrução do sapal característico do Estuário do Tejo, tão necessário à avifauna que o habita, evolui numa apresentação sequencial dos diferentes meios florísticos que o rodeiam.

Passeio turístico por jardins de Lisboa

Itinerário

10:00
Partida de Lisboa – Praça Marquês de Pombal

Uma viagem de meia hora levá-lo-á até ao Parque das Nações, área onde aconteceu a EXPO 98 e que com grande sucesso se integrou na cidade tornando-se numa das zonas urbanas de maior expansão. Uma bem-sucedida experiência urbanística onde é possível apreciar o que de melhor aconteceu na Arquitectura e no Paisagismo, o qual logrou criar dois dos mais belos conjuntos de jardins de Lisboa.

10:30
Chegada ao Meo Arena

(Início do percurso para aqueles que optem por outro transporte)

Brífingue inicial. Partida para um trajecto pedestre de cerca de 1400m que deambulando pela margem do Estuário do Tejo e por entre edifícios de interesse arquitectónico, assinados por arquitectos de renome, o levará até a um dos mais recentes jardins de Lisboa – o Jardim Garcia de Orta.

11:30
Visita aos Jardins Garcia de Orta

Sempre na companhia de um guia especializado, durante um trajecto pedestre de 1000m, por entre um cenário exuberante que abre vistas sobre o estuário, poderá apreciar as plantas que os descobrimentos portugueses trouxeram para a Europa, recriando em Portugal ambientes exuberantes e magníficos que o nosso clima aceitou e que deram fama aos jardins de Lisboa

12:00
Almoço

Delicie-se com a gastronomia tradicional e o bom vinho português num restaurante com esplanada e vista para os Jardins Garcia de Orta.

13:30
Visita ao Parque Tejo

Deixe-se envolver num passeio de cerca de 4000m dentro do Parque Tejo, um conjunto contínuo de jardins de Lisboa criado para reproduzir os diferentes ambientes naturais que surgem em torno do Estuário do Tejo. Sinta as diversificadas experiências cénicas e sensitivas que, partindo da reconstrução do sapal, lhe apresentam sequencialmente os diversos ambientes naturais que o rodeiam.

(Fim do percurso para aqueles que optem por outro transporte)

16:45
Regresso ao Marquês de Pombal

Depois de um dia bem passado, onde terá apreendido um novo entendimento da componente verde que integra e rodeia a cidade e, por certo, com vontade de conhecer outros passeios que a Agulha Magnética – Magnetic Compass produz, voltará de autocarro à Praça Marquês de Pombal, onde está previsto chegar por volta das 17:20.

Bilheteira

Informações/Reservas: 916126556 (10:00/18:00), mailto:info@agulhamagnetica.pt.

Logo-CMYKLigue 1820 (24h).

Bilhetes à venda em http://ticketline.sapo.pt e nos postos Ticketline.

Informação adicional

Partidas: Percurso a realizar todos os Sábados ou, para grupos pré-organizados, em qualquer dia da semana.

Temática

O Parque das Nações

Os Jardins Garcia de Orta

O Parque Tejo

Contratual

1 – Este passeio tem duas modalidades: com transporte, em que a partida e a chegada ocorrem na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa; e sem transporte, em que o início tem lugar frente ao Meo Arena e o término é, 900m a norte, junto à Torre Vasco da Gama.

2 – Inclui: Guia especializado em jardins e paisagem, transporte em autocarro ou miniautocarro, na versão que o incluí, e almoço – refeição e bebidas para a acompanhar.

3 – A desistência na participação ou a não comparência à partida para o percurso não conferem o direito ao reembolso do valor do bilhete ou ao de qualquer fracção deste.

4 – A organização, Agulha Magnética-Magnetic Compass, reserva para si o direito de cancelar a realização do percurso sempre que as condições climatéricas sejam desfavoráveis ou quando o número de participantes o não justificar; casos em que será devolvido integralmente o valor do bilhete já adquirido.

5 – Qualquer dos participantes pode optar por não realizar as caminhadas previstas, caso em que receberá instruções quanto aos pontos de reencontro.

6 – Aqueles que prefiram optar por um almoço vegetariano devem informar a organização com uma antecedência mínima de 48h.

Locais

Marquês de Pombal – 38.725967º; -9.151315º

Meo Arena –  38.768602°; -9.095205°

Jardim Garcia de Orta (sul) –  38.769404°;  -9.092264°

Jardim Garcia de Orta (norte) –  38.774504°;  -9.091757°

Parque Tejo (sul) –  38.777217°;  -9.091609°

Torre Vasco da Gama –  38.774769°;  -9.091943°

Dificuldade

Percurso acessível a maiores de idade e a crianças quando acompanhadas por adultos, sendo desaconselhado àqueles que se encontrem com dificuldades motoras.

Conselhos de apetrechamento

Não existem recomendações especiais quanto a vestuário; lembra-se apenas a possível necessidade de utilizar calçado cómodo – porque o passeio incide em percursos pedestres.

Ainda que o passeio seja inesquecível, uma máquina fotográfica ajudará a provar que aqueles locais paradisíacos existem – não são invenção sua.