Turismo ambiental. Sabia que frente a Lisboa, na margem nordeste do Estuário do Tejo, existe uma das zonas de maior riqueza ambiental da Europa, onde se podem observar, durante todo o ano, inúmeras espécies de aves e uma flora única, porque adaptada ao ecossistema do Estuário do Tejo? Neste percurso propomos-lhe uma visita inesquecível às marinhas localizadas a norte de Alcochete, antigas salinas hoje desactivadas que integram a reserva natural e a sua zona de protecção especial. Se a maré o propiciar será também possível realizar uma caminhada pela margem estuarina. Viva um dia memorável.
Iniciará este inesquecível passeio de turismo ambiental num cruzeiro fluvial, , a bordo do varino “Sou do Tejo”, uma embarcação típica do Estuário do Tejo adaptada ao transporte turístico de passageiros em condições de segurança e comodidade.
Durante mais de meia hora poderá deambular pelo casario desta antiga vila portuguesa, por entre o qual é possível espreitar o estuário e avistar Lisboa, ao longe.
Neste percurso de 1400m, acompanhado por guia habilitado, para além da deslumbrante paisagem, digna do melhor turismo ambiental, e das inúmeras embarcações de pesca tradicionais, poderá observar a vegetação halófita (tolerante ao sal) e a avifauna aquática – uma experiência óptima para iniciação ao Birdwatching.
Servido no monte da Herdade da Barroca d’Alva, conhecida pela generosidade na recepção ao visitante. Terá oportunidade de conhecer o melhor da gastronomia regional, confeccionado a preceito, e o bom vinho da península de Setúbal.
Mais uma vez na companhia de um guia experiente, usufruirá de outra experiência de turismo ambiental digna de registo – durante quase quatro horas, poderá passear pelas marinhas existentes a norte de Alcochete, locais com grande potencial para a prática da observação de aves (Birdwatching).
De volta ao Monte da Barroca d’Alva, num momento de confraternização que termina um dia inesquecível, o seu paladar será mais uma vez convidado a encontrar novas experiências a pretexto da prova do icónico vinho moscatel de Setúbal.
Regressará a Lisboa num confortável autocarro, cuja chegada ao Marquês de Pombal, em Lisboa, está prevista para as 19:30.
Ligue 1820 (24h).
Bilhetes à venda em http://ticketline.sapo.pt e nos postos Ticketline.
Partidas: Percurso a realizar nos meses de Abril a Outubro; aberto todos os Sábados ou, para grupos pré-organizados (max. 24 pessoas), em qualquer dia da semana.
Temática
Contratual
1 – A desistência da participação ou a não comparência à partida para o percurso não conferem o direito ao reembolso do valor do bilhete ou ao de qualquer fracção deste.
2 – A organização, Agulha Magnética-Magnetic Compass, reserva para si o direito de cancelar a realização do percurso sempre que as condições climatéricas sejam desfavoráveis ou quando o número de participantes o não justificar; casos em que será devolvido integralmente o valor do bilhete já adquirido.
3 – A cronologia do percurso apresentado é meramente ilustrativa e é alterada em função do horário das marés, de modo a proporcionar ao visitante os melhores momentos para observação da Natureza.
4 – Qualquer dos participantes pode optar por não realizar as caminhadas previstas, caso em que conhecerá apenas os igualmente interessantes pontos de partida e de chegada de cada uma das visitas: Centro histórico da Vila de Alcochete, margem estuarina e marinhas.
5 – Aqueles que prefiram optar por um almoço vegetariano devem informar a organização no acto da aquisição do bilhete para o percurso.
Locais
Partida – Lisboa, Marina do Parque das Nações 38.753910º; -9.093726º
Desembarque em Alcochete – 38.755932º; -8.963547º
Passeio pela margem estuarina – 38.759966º; -8.952957º – 38.760591º; -8.938122º
Monte da Barroca d’Alva – 38.733170°; -8.893089°
Marinhas – 38.757324º; -8.922044º; 38.774860º; -8.921538º
Chegada a Lisboa, Praça Marquês de Pombal – 38.725967º; -9.151315º
Dificuldade
Percurso acessível a crianças a partir dos 3 anos, quando acompanhadas por adultos, e desaconselhado àqueles que se encontrem com dificuldades motoras.
Conselhos de apetrechamento
Não existem recomendações especiais quanto a vestuário; lembra-se apenas a possível necessidade de um abafo durante a travessia do estuário e a importância de utilizar calçado cómodo – porque o passeio passa pelo campo e por um percurso pedestre na Vila de Alcochete.
Estão à disposição de cada participante: binóculos e um banco tripé portátil; porém a utilização de material de birdwatching próprio poderá potenciar a experiência de cada um.
Ainda que o percurso seja inesquecível uma máquina fotográfica ajudará a provar que aquele paraíso existe – não é invenção sua.