Observação da Natureza em Alcochete – Turismo ambiental ABR-OUT

Turismo ambiental. Sabia que frente a Lisboa, na margem nordeste do Estuário do Tejo, existe uma das zonas de maior riqueza ambiental da Europa, onde se podem observar, durante todo o ano, inúmeras espécies de aves e uma flora única, porque adaptada ao ecossistema do Estuário do Tejo? Neste percurso propomos-lhe uma visita inesquecível às marinhas localizadas a norte de Alcochete, antigas salinas hoje desactivadas que integram a reserva natural e a sua zona de protecção especial. Se a maré o propiciar será também possível realizar uma caminhada pela margem estuarina. Viva um dia memorável.

Passeio de Turismo ambiental

Itinerário

9:30
 Lisboa – Alcochete

Iniciará este inesquecível passeio de turismo ambiental num cruzeiro fluvial, , a bordo do varino “Sou do Tejo”, uma embarcação típica do Estuário do Tejo adaptada ao transporte turístico de passageiros em condições de segurança e comodidade.

11:00
Visita ao centro histórico da Vila de Alcochete

Durante mais de meia hora poderá deambular pelo casario desta antiga vila portuguesa, por entre o qual é possível espreitar o estuário e avistar Lisboa, ao longe.

12:00
Percurso pedestre pela margem estuarina

Neste percurso de 1400m, acompanhado por guia habilitado, para além da deslumbrante paisagem, digna do melhor turismo ambiental, e das inúmeras embarcações de pesca tradicionais, poderá observar a vegetação halófita (tolerante ao sal) e a avifauna aquática – uma experiência óptima para iniciação ao Birdwatching.

13:30
Almoço

Servido no monte da Herdade da Barroca d’Alva, conhecida pela generosidade na recepção ao visitante. Terá oportunidade de conhecer o melhor da gastronomia regional, confeccionado a preceito, e o bom vinho da península de Setúbal.

14:30
Visita às marinhas a norte de Alcochete

Mais uma vez na companhia de um guia experiente, usufruirá de outra experiência de turismo ambiental digna de registo – durante quase quatro horas, poderá passear pelas marinhas existentes a norte de Alcochete, locais com grande potencial para a prática da observação de aves (Birdwatching).

18:15
Moscatel de Despedida

De volta ao Monte da Barroca d’Alva, num momento de confraternização que termina um dia inesquecível, o seu paladar será mais uma vez convidado a encontrar novas experiências a pretexto da prova do icónico vinho moscatel de Setúbal.

18:45
Regresso

Regressará a Lisboa num confortável autocarro, cuja chegada ao Marquês de Pombal, em Lisboa, está prevista para as 19:30.

Bilheteira

Informações/Reservas: 916126556 (10:00/18:00), mailto:info@agulhamagnetica.pt.

Logo-CMYKLigue 1820 (24h).

Bilhetes à venda em http://ticketline.sapo.pt e nos postos Ticketline.

Informação adicional

Partidas: Percurso a realizar nos meses de Abril a Outubro; aberto todos os Sábados ou, para grupos pré-organizados (max. 24 pessoas), em qualquer dia da semana.

Temática

O Estuário do Tejo

O Varino Sou do Tejo

A Vila de Alcochete

A Herdade da Barroca d’Alva

As salinas

O Vinho Moscatel de Setúbal

Contratual

1 – A desistência da participação ou a não comparência à partida para o percurso não conferem o direito ao reembolso do valor do bilhete ou ao de qualquer fracção deste.

2 – A organização, Agulha Magnética-Magnetic Compass, reserva para si o direito de cancelar a realização do percurso sempre que as condições climatéricas sejam desfavoráveis ou quando o número de participantes o não justificar; casos em que será devolvido integralmente o valor do bilhete já adquirido.

3 – A cronologia do percurso apresentado é meramente ilustrativa e é alterada em função do horário das marés, de modo a proporcionar ao visitante os melhores momentos para observação da Natureza.

4 – Qualquer dos participantes pode optar por não realizar as caminhadas previstas, caso em que conhecerá apenas os igualmente interessantes pontos de partida e de chegada de cada uma das visitas: Centro histórico da Vila de Alcochete, margem estuarina e marinhas.

5 – Aqueles que prefiram optar por um almoço vegetariano devem informar a organização no acto da aquisição do bilhete para o percurso.

Locais

Partida – Lisboa, Marina do Parque das Nações 38.753910º; -9.093726º

Desembarque em Alcochete – 38.755932º; -8.963547º

Passeio pela margem estuarina – 38.759966º; -8.952957º – 38.760591º; -8.938122º

Monte da Barroca d’Alva –  38.733170°; -8.893089°

Marinhas – 38.757324º; -8.922044º; 38.774860º; -8.921538º

Chegada a Lisboa, Praça Marquês de Pombal – 38.725967º; -9.151315º

Dificuldade

Percurso acessível a crianças a partir dos 3 anos, quando acompanhadas por adultos, e desaconselhado àqueles que se encontrem com dificuldades motoras.

Conselhos de apetrechamento

Não existem recomendações especiais quanto a vestuário; lembra-se apenas a possível necessidade de um abafo durante a travessia do estuário e a importância de utilizar calçado cómodo – porque o passeio passa pelo campo e por um percurso pedestre na Vila de Alcochete.

Estão à disposição de cada participante: binóculos e um banco tripé portátil; porém a utilização de material de birdwatching próprio poderá potenciar a experiência de cada um.

Ainda que o percurso seja inesquecível uma máquina fotográfica ajudará a provar que aquele paraíso existe – não é invenção sua.

Mapa